A Páscoa (do hebraico Pessach, significando passagem através do grego Πάσχα) é um evento religioso cristão, normalmente considerado pelas igrejas ligadas a esta corrente religiosa como a maior e a mais importante festa da Cristandade. Na Páscoa os cristãos celebram a Ressurreição de Jesus Cristo depois da sua morte por crucificação (ver Sexta-Feira Santa) que teria ocorrido nesta época do ano em 30 ou 33 da Era Comum. O termo pode referir-se também ao período do ano canônico que dura cerca de dois meses, desde o domingo de Páscoa até ao Pentecostes.
Os eventos da Páscoa teriam ocorrido durante o Pessach, data em que os judeus comemoram a libertação e fuga de seu povo escravizado no Egito.
A palavra Páscoa advém, exatamente do nome em hebraico da festa judaica à qual a Páscoa cristã está intimamente ligada, não só pelo sentido simbólico de “passagem”, comum às celebrações pagãs (passagem do inverno para a primavera) e judaicas (da escravatura no Egito para a liberdade na Terra prometida), mas também pela posição da Páscoa no calendário, segundo os cálculos que se indicam a seguir.
A última ceia partilhada por Jesus Cristo e seus pelos discípulos é narrada nos Evangelhos e é considerada, geralmente, um “sêder do pesach” – a refeição ritual que acompanha a festividade judaica, se nos ativermos à cronologia proposta pelos Evangelhos sinópticos. O Evangelho de João propõe uma cronologia distinta, ao situar a morte de Cristo por altura da hecatombe dos cordeiros do Pesach. Assim, a última ceia teria ocorrido um pouco antes desta mesma festividade.
Os termos "Easter" (Ishtar) e "Ostern" (em inglês e alemão, respectivamente) parecem não ter qualquer relação etimológica com o Pesach (Páscoa). As hipóteses mais aceitas relacionam os termos com Eostremonat, nome de um antigo mês germânico, ou de Eostre, uma deusa germânica relacionada com a primavera que era homenageada todos os anos, no mês de Eostremonat, de acordo com o Venerável Beda, historiador inglês do século VII.
"E o que podem parecer desventuras em série, na verdade pode ser o primeiro passo de uma jornada." - Desventuras em Série
Neville: I'd like to say something. Doesn't matter that Harry's gone. People die every day. Friends, family. Yeah, we lost Harry tonight. He's still with us, in here. So's Fred, and Remus, and Tonks...all of them. They didn't die in vain! But you will! Cause you're wrong! Harry's heart did beat for us, for all of us. It's not over!
Harry Potter e as relíquias da morte parte 2
Harry Potter e as relíquias da morte parte 2
Super legal! Só tem um pequeno problema. Eu também vou colocar algo sobre a páscoa no meu blog, e eu ia tirar da wikipédia! E agorinha eu fui ver e é igualzinho ao seu post. Tu tirou da wikipédia? E agora o que eu faço???? =(
ResponderExcluirBjs!!!!
Ca, eu vou mudar umas coisinha no post sobre a páscoa tá bom? Bjsss
ResponderExcluirTive um ÓTIMA idéia! Sabe depois dos filmes que estão dando no cinema daqui na nossa city, vai dar: "Percy Jackson e o Ladrão de Raios" Eu vi no site no cine 7! Show né! E eu vou colocar no meu blog na sexta. E eu já acabei de ler o segundo livro da saga do Percy Jackson, e depois(isso quer dizer na terça), e vou postar no meu blog! Ai tô amando essa série!!! Super beijos =)
ResponderExcluir